Resenha #26 - Eve & Adam de Michael Grant e Katherine Applegate

11:29


Eve & AdamLivro: Eve & Adam 
Eve & Adam #1
Autor: Michael Grant e Katherne Applegate
Ano: 2014
Páginas: 272
Editora: Novo Conceito
SINOPSE: Filha única da poderosa e fria geneticista Terra Spiker, Eve fica entre a vida e a morte depois de sofrer um acidente de carro. O processo de cura no misterioso laboratório Spiker transcorre com uma rapidez impressionante, o que desperta a curiosidade da menina. Antes que Eve estreite os laços com Solo, um rapaz que compartilha segredos com a corporação, a Dra. Spiker lhe propõe um desafio: Eve terá a chance de testar, em primeira mão, um software desenvolvido para manipular gens humanos. Ela poderá criar um namorado sob medida! Mas brincar de Deus tem consequências, e agora Eve vai descobrir até que ponto existe perfeição.


Todo mundo devia ter defeitos. Não é isso que nos torna interessantes? Não é isso que nos impede de sermos cópias uns dos outros?


   Estive tão ansiosa por esse livro que novamente foi mais um conto rápido e sem muito destaque para mim, acho que depois de Cinder nenhuma versão cibernética vai ter sucesso.
Deixe as expectativas de lado, isso que aprendi com esse livro, nós pensamos que por um bom enredo e sinopse faz de uma obra boa, pelo contrário, apesar de ter os dois, o autor nunca sabe aproveitar devidamente o conteúdo a ser apresentado, sendo ou não romancista novo ou se já tem uma bagagem longa antes deste, ambos não conseguiram superar minhas expectativas, pelo contrário, acabaram me decepcionando ao esperar de mais de um livro que deu tão pouco.
Quem não gostaria de ter o cara perfeito? Criar o seu próprio príncipe encantado ao menos visivelmente ou imaginar que possa existir alguém tão perfeito assim para você? Eve teve essa chance, brincar de Deus e criar um homem ideal, com o avanço da tecnologia que ocorre no livro, um software pode criar um ser, a empresa responsável é justamente dos pais de Eve, a empresa Spiker especializada em genética.

Após um acidente grave a mãe da protagonista a mantem nesta empresa para sua melhor recuperação e para distrair a filha, deixa responsável por testar esse novo programa, é a chance de Eve criar um homem perfeito, mas será que isso dará certo? Afinal ela era não queria nada disso, nem ao menos liga tanto para a perfeição como a mãe, mas se arrisca a tentar já que não tem mais nada a fazer.
“Não me dê a tarefa de criar um ser humano a menos que queira que eu me sita Deus”
Pra quem igual a mim pensou que o titulo se referia ao casal protagonista, bem está enganado, não ao todo é claro, mas foi uma pequena surpresar saber que Adam não era o prometido em primeira mão para se juntar a mocinha, mas sim outro, Solo, ao qual é um dos três narradores da história.
Com uma personagem em meio termo de imatura que odeia quase tudo e a mãe principalmente, até a responsável que cuida da amiga e faz de tudo para que ela fiquem bem, Eve é uma séria contradição de si mesma, já Solo é um mistério em relação aos sentimentos, mas se torna principal por seus mistérios e se tornar o cabeça dos personagens, o único que é realmente um adolescente maduro pra idade dele, com o típico toque engraçado e obscuro do humor negro ele é uma ótima pegada no livro.
Eis que surge uma reviravolta em todo o enredo até a metade do livro, como muitos não aceitam spoilers, vou poupar vocês o máximo que puder.
Terra é a mãe de Eve, sim ela tem o nome do planeta, ignore as traduções já que possivelmente seria Earth o correto, ai na escrita e fala ficam de diversas formas, voltando. A mãe é totalmente profissional, sem ter um carinho para com a filha, a Terra é fria (isso não foi um trocadinho), o que deixa a relação as duas a um ponto completo de afastamento, mesmo após o acidente que só lendo vai entender o que realmente aconteceu, Eve e Terra continuam afastadas.
Eis que começamos a brincar de Deus e a protagonista se vê gostando disso, toda a criação foi um tanto quanto superficial ao meu ver, pensei que teria mais detalhes e aprofundamento no fato de que a tecnologia está avançando que possivelmente isso aconteça daqui a alguns anos como se o livro fosse se tornar real.  A analogia de ser Deus e ter o poder da criação de um ser é pouco argumentado, muitos pontos importantes foram deixados de lá, já que as perguntas ainda continuam aqui.
Uma questão que foi respondida ao menos e que farei para vocês, deixando em aberto para as suas respostas. Um ser tão perfeito poderia existir? Ele se encaixaria no mundo em que nada é perfeito e que algo assim poderia ser único, resultando em um isolamento social, profissional e sentimental. Não se pode procurar uma perfeição sendo que todos tem seus erros, e esses erros os fazem se tornar únicos de alguma forma, meio confuso não acha? Mas vamos esclarecer.
Se formos perfeitos seriamos completamente iguais, no geral em si, mas se eu tenho um defeito serei diferente, especial, e isso cada um tem e que os faz interessante aos olhos dos outros. O trecho a seguir apresenta exatamente isso.
O foco que o livro devia tomar apresentado em sua sinopse e book trailer não é a questão principal, e isso me decepcionou e muito, como é ser perfeito? Por que não apresentar mais dessa perfeição que acabou ficando em segundo plano? Adam foi pouco apresentado e acabou sendo algo tão perfeito que não agradou a protagonista, o deslumbramento foi passageiro e a criadora acabou não se apaixonando pela sua criação como o trecho supunha que aconteceria.
“É o destino de todos os criadores: eles se apaixonam por suas criações”
Evening (verdadeiro nome da protagonista) não foi a mocinha que esperava, nem o livro foi o que conclui que seria, as expectativas foram ralo abaixo com pouco aproveitamento do enredo e do que foi apresentado, apesar de ter seus pontos positivos e saber que a história continua em seu segundo livro, acredito que não lerei o próximo.
SPOILERS estão no meu Skoob no histórico de leitura do livro, lá tem todas as minhas expressões sobre partes que me revoltaram e que agradaram. Caso queiram ver eis o meu Skoob.


Outras capas do livro.
Espero que tenham gostado, não teci elogios, mas também não deixei que esperassem algo que o livro não é.
Xoxo

You Might Also Like

57 Comentários

  1. Amei a resenha...fiquei curiosa para ler. Não conhecia essa obra ainda..mas gostei do enredo.

    Dani Ramos
    www.donaengenhosa.com.br
    https://www.youtube.com/c/DonaEngenhosabyDaniRamos?sub_confirmation=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bem é um livro legal, não chega a cair muito ao meu agrado como viu na resenha, mas tem seus pontos positivos.
      Xoxo

      Excluir
  2. Que pena que o livro não te agradou, sei como é essa sensação eu passei por algo parecido ultimamente, achei uma sinopse tão boa, e acabei me decepcionado com a forma que a história foi contada e com uma protagonista egocêntrica, espero que suas próximas leituras te agrade.
    Não sei se lerei a história, não parece ser o tipo de leitura que me agrade, e depois de sua resenha talvez não me agrade mesmo.
    Parabéns pela resenha ^^

    http://www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Dani, não gostei da personagem, ficou uma leitura cansativa, sendo que daria tudo pra ser um bom livro. Uma merda que só tô pegando livros ruins acredita, MAS vamos continuar com a procura.
      Xoxo

      Excluir
  3. Olá!

    Que pena que você não alcançou suas expectativas com o livro..Eu o achei até interessante, a premissa te faz refletir sobre como é brincar de Deus. Muita coragem da Eve e da mãe, aliás. Ele está na minha lista, mas por ora não darei prioridade a ele. Parabéns pela resenha sincera!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi xará!
      Bem esse é o problema, não aborda o fato de brincar de Deus, mas sim o romance adolescente de uma personagem egoísta. Se tivessem abordado o fato da tecnologia ai é outros 500, ficaria melhor o livro.
      Xoxo

      Excluir
  4. Oi, tudo bem ?

    Esse livro entrou para minha lista por conta da capa. A sinopse me chamou atenção, mas não taaaanto assim. Lendo sua resenha, vi que existem pontos negativos e positivos, que não é nada tão perfeito assim. Fiquei curiosa, porque gosto de um desafio literário, digamos assim.

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto de desafios, MAS esse livro em si tinha tanto pra ser mais que os autores destruíram tudo, preferiram criar um romance adolescente do que o enredo de tecnologia e genética.
      Xoxo

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Uma pena o livro não ter atendido as suas expectativas, é realmente chato quando isso acontece.
    Bem incomum o fato de o Adam e a Eve não serem o casal protagonista, meio sem lógica isso...
    O livro tem uma premissa interessante, mas sua resenha me desanimou!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o Adam que não é. A Eve fica com outros. Alerta SPOILERS.
      Não tem o bom enredo que pensava.
      Xoxo

      Excluir
  6. oi como vai?
    uma pena tu ter se decepcionado com ele, eu lembro que era louca pra ler mas acabei esquecendo e desanimando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou assim também, ai acabei achando entre meus e-books e li, mas não foi lá essas coisas não.
      Xoxo

      Excluir
  7. Olá, que pena que o livro não era tudo aquilo que você esperava, ele nunca chamou muito minha atenção e acho que não leria ele no momento, quem sabe mais para frente só.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não leia com grandes expectativas, ele não supera nem metade delas, é uma fachada pra um tema que realmente não é abordado e só foca no clichê de romance adolescente.
      Xoxo

      Excluir
  8. Olá; pelo menos a capa é bonitinha, né?!
    Eu achei a premissa bem interessante, mas já aconteceu comigo de achar a capa linda, a sinopse muito bacana, e me decepcionar ao ver o rumo que a história toma. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem alguns quotes legais também.
      Thank's, eu sou dessas que ama a cama e odeia o livro, pensa na decepção de A Noite dos Mortos Vivos da DarkSide, ela dá um show em edição, mas o livro, aff não foi nada bom. Logo tem resenha pra tu conferir também.
      Xoxo

      Excluir
  9. Que legal que você tenha aprendido algo com o livro, mesmo quando o livro às vezes não nos agrada muito. Sobre a pergunta do 'cara perfeito', eu não gostaria de ter ninguém perfeito perto de mim, o mundo ficaria chato demais... Sobre o livro, achei o enredo mais do mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso! Essa é a resposta do livro, exatamente, o perfeito não é o encaixe que procuramos!
      Pegou o ponto Lilian! Mas tem positivos e negativos gosto de ver os dois lados.
      Xoxo

      Excluir
  10. Olha eu comprei esse livro e ainda não o li.
    Quero muito ler assim que tiver chance, porque tem gente que comenta bem e outros não.
    Sinceramente não sei o que esperar da leitura, mas espero gostar, porque me parece ser uma estória bem interessante. Gostei do seu ponto de vista, até porque você abordou muito bem sobre a estória. Parabéns viu?

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-dez-coisas-que-aprendi-sobre-o.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank's.
      Sim como eu digo, sempre tem algo de bom no livro, por isso faço a apresentação dos dois lados, positivo e negativo.
      Xoxo

      Excluir
  11. Olá tudo bem? Já tinha lido outras resenhas do livro e confesso que ele me despertou uma vontade de lê-lo, mas das resenhas que li a sua é a mais completa. Assim vou inserir esse livro em minha estante para que eu possa o conhecer também.

    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, primeiro garoto depois de tanto tempo no blog. Bem Vindo!
      Bem eu tentei ao máximo abordar tudo nele assim não só elogio ou critico.
      Xoxo

      Excluir
  12. Nossa, qe pena que o livro não superou suas expectativas, eu quero muito ler esse livro, pois tem uma sinopse muito interessante e curiosa, menos que não tenha batido suas expectativas eu gostaria muito de ler, quando issk acontecer, irei sem expectativas e, quem sabe, eu não goste, né? Adorei a resenha, parabéns! E lhe adicionei no skoob! ;)

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, eu acho que fui com muita expectativa, já que gosto de genética, MAS não consegui superar elas.
      Já aceitei!
      Xoxo

      Excluir
  13. Oii!

    Sempre quis ler esse livro, porque já vi diversos elogios, mas não imaginava que ele era assim tão fraco ><
    Eu fiquei bem chateada. Gostei da sua sinceridade e de saber como a obra é no seu ponto de vista <3
    Mas ainda espero ler a obra!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte Ana!
      Bem pra mim foi fraco, acho que por ler de mais fiquei muito critica.
      Xoxo

      Excluir
  14. Eu não li o livro, mas esperava uma coisa totalmente diferente sobre ele.
    Estou arrasada, nem de longe imaginava-o assim.
    Não gostei disso de dar uma de Deus não, não me agrada e nem me convence.
    Não sei se leria.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha essa seria a pegada legal do livro, na minha opinião, MAS não abordou nem metade disso.
      Acho que não leria ele se soubesse que era assim.
      Xoxo

      Excluir
  15. Já passei por essa obra ilesa diversas vezes e lendo a sua resenha continuo passando sem dar muita importância. Não é meu gênero predileto e tem alguns pontos que citou que sei que iram me incomodar muito.
    beijos
    www.estudiodecriacaoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns! Eu não passei infelizmente.
      Tem mais negativos do que positivos acredite.
      Xoxo

      Excluir
  16. Olá!
    Tinha muita vontade de ler esse livro exatamente pela sinopse, mas com uma protagonista dessa, acho que irei me irritar com o livro. Além disso, foi uma decepção o Adam não ser o "prometido" dela, e sim outra narrador, nem o mencionam.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensa fiquei revoltada também pelo Adam não ser o par, fiquei desapontada.
      Então não recomendo ler flor, também não leria se soubesse antes sobre.
      Xoxo

      Excluir
  17. Ah esse livro, tema inteligente. Mostrar as diferenças entre casal é bem empolgante e na minha opinião esse livro está bem satisfatório. Lerei em breve!
    Mila-Scraplivros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai vai de cada um flor, tem gente que gosta e tem gente que não.
      No meu caso não agradou.
      Boa sorte com a leitura.
      Xoxo

      Excluir
  18. Oie!
    Eu lembro de querer ler esse livro, mas depois fui deixando para depois e esqueci. Agora, lendo sua resenha fico meio feliz de não te-lo lido, acho qie o livro pouco me agradaria. Até gosto da ideia de brincar de Deus, mas o resto não me convenceu.
    Beijos

    Lumartinho.Blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato!
      Mas fazer o que já li mesmo, tinha que deixar a opinião, gostando ou não.
      Xoxo

      Excluir
  19. Oi!
    Esse é um livro que eu quero muito desde o lançamento, tanto pela capa quanto pela história, que só me cativa mais a cada resenha que eu leio.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei a capa, mas o enredo é outros 500.
      Espero que goste da leitura.
      Xoxo

      Excluir
  20. Eu sempre quis ler esse livro, mas a descrição da personagem principal e o enredo sempre me deixaram muito desanimada.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem dessas mesmo Débora.
      Se pegar um dia não crie muitas expetativas.
      Xoxo

      Excluir
  21. Oi!
    Já vi esse livro e tive vontade de ler, mas a curiosidade acabou passando, agora vendo a sua resenha fiquei bem em dúvida se leria ou não, pois não sou acostumada com esse gênero literário, e os personagens me pareceram bem chatinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São clichês e muito infantis, principalmente a protagonista.
      Não gostei.
      Xoxo

      Excluir
  22. É ruim quando não temos as expectativas alcançadas né? :( Que pena que a leitura não foi boa e o autor não aproveitou a história, odeio quando isso acontece. Igual quero conferir a obra, mas agora sei que é melhor ir devagar... hahaha
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, mudou tudo o que seria bom no livro.
      Leia outras resenhas sobre, vai que acha opiniões diferentes.
      Xoxo

      Excluir
  23. Realmente não é legal quando ficamos decepcionada com um livro. Isso é horrível.
    Eu tenho esse livro e já não sei se vou ler por agora.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tendo uma maré de azar com livros ruins, é uma droga isso.
      Xoxo

      Excluir
  24. Acontece muito comigo de pegar um livro que parece ser muito bom e de repente acontecer um monte de coisa que me deixa revoltada ou que faz com que o rumo do livro não seja interessante... é um porre quando isso acontece u.u

    beijos.
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fato Priscila!
      Estou pegando só esses livros ruins ultimamente, então é só desapontamento.
      Xoxo

      Excluir
  25. Eu ficaria extremamente frustrada se tivesse lido esse livro, minhas expectativas estavam altas com ele, mas agora não vou esperar muito, espero conseguir aproveitar um pouco mais do livro

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Que pena que o livro tenha tomado outro foco, é de frustar qualquer um =/ Apesar da leitura não ter sido o esperado para você, ainda pretendo lê-lo porque tenho certa curiosidade em relação ao livro, mas confesso que dei uma desanimada.
    Ótima resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só não ir com tanta expectativa, é um bom livro no geral, super fraquinho, mas bom.
      Thank's.
      Xoxo

      Excluir
  27. Ah, eu sou suspeita pra falar de Eve e Adam, sei que o livro não agradou muitos leitores, mas
    eu me apaixonei pelo enredo e fui até surpreendida por alguns personagens. E que venha logo a continuação.

    Beijos.
    Leituras da Paty



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu marquei a continuação Paty, mas não sei se leria.
      Xoxo

      Excluir
    2. Olá

      Nunca li esse livro,já vi várias críticas algumas positivas outras negativas,mas mesmo com as ressalvas da sua resenha,pretendo ler pra ver como ele é.

      Bjss

      Excluir
  28. Oi linda,

    A ideia até é boa, mas pecar quando se tem um inúmeras chances de acertar é demais para mim.
    Tive muitas decepções literárias e acabo evitando ler resenhas antes de ler qualquer livro.

    Não gosto de personagens inacabados quando o livro tem mais 200 páginas e pior quando não cumpre o que prometeu.

    Gostei da sua resenha!
    Beijocas!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Um tema interessante, brincando de ser Deus. Uma pena que não tenha sido bem explorado e é inevitável não criar expectativa com um assunto assim. Eu adorei a arte da capa. Mas não sei se leria esse livro ainda mais sabendo que deixou a desejar e ainda tem uma continuação rs' Sua resenha está ótima bem sincera!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Blogs Brasil

Editoras

Flickr Images

FOLLOW @KAMMYKRYSTHIN

FOLLOW @SECRETMAGICBLOG