Crítica: Hitchcock

08:35

Hitchcock - Poster / Capa / Cartaz - Oficial 1

Título BrasileiroHitchcock
Título OriginalHitchcock
Ano: 2012
Elenco
[Anthony Hopkins] - Alfred Hitchcock 
[Helen Mirren] - Alma Reville 
[Scarlett Johansson] - Janet Leigh 
[Currie Graham] - Flack 
[Danny Huston] - Whitfield Cook
SINOPSE: A trama, situada durante as filmagens do clássico de 1960 "Psicose", narrará o romance entre o icônico diretor Alfred Hitchcock (Anthony Hopkins) e sua esposa e parceira Alma Reville (Helen Mirren).

Comentário no Filmow: Contém SPOILERS.


  Nunca me decepcionei tanto com um filme quanto esse, desculpem começar desta forma, mas é fato dizer que Hitchcock não é nem um pouco fiel ao livro antes resenhado no blog. AQUI.
  Quanto deve ser a porcentagem de igualdade em uma adaptação cinematográfica para a obra literária? De fato é raro ter uma parcela completa com os 100% de igualdade, sendo totalmente fiel, mas algumas chegaram a ser praticamente dignas, Harry Potter, Game Of Thrones e outros mais que agora me faltam a memória. 
   Mas o fato aqui é que o filme não chegou a ser nem 5% fiel a obra, apesar de ter Anthony Hopkins como o diretor do filme, fizeram uma versão completamente errada do grande gênio que fez de Psicose o sucesso que até agora é. 
   O renomado diretor de Um Corpo que Cai e apresentador do próprio talk-show Alfred Hitchcock Apresenta, foi visto como um alcoólatra que procura jovens moças para observar como um perseguidor, tarado na linguagem mais clara, além da compulsão por comida e doces, não foi nada disso na realidade, Alfred foi fiel e devoto da esposa como muitos comentaram na época, não houve uma única vez que tenha feito isso com outra mulher.
   Alma então, coitada da senhora que sempre foi o braço direito do esposo, a trabalhadora que tomou muitas vezes o lugar do marido enquanto este estava de cama, certo que isso foi apresentado, mas a personalidade dela estava ao avesso, o complexo de meia idade afetando a sua apresentação, tornando-a uma mulher que quer ser mais nova, usando maios mais sensuais e desejando ter um caso com um homem mais novo, a infidelidade dela foi o que mais me chocou no filme, a forma descarada que dava em cima do outro e chegando a deixar o marido em casa para sair com o possível amante, Alma  Reville nunca faria isso, ela foi tão egoísta a pensar que o marido não dava crédito ao seu trabalho, acredite ele sempre a tratou como igual, ali ela tinha essa inveja que chegava a dar nos nervos.
  Não sei se foi jogo de marketing ou se colocaram um louco pra escrever o roteiro do filme, já que tudo foi distorcido, Hitchcock nunca foi louco, ele só tinha um humor sombrio que via nas coisas tenebrosas grande forma de sucesso, não julguem antes de saber, afinal Stephen King tem o mesmo pensamento, e não é julgado, pior foi o fato de fazerem com que eles estivessem falindo por Alfred ter comprado os direitos do filme, pelo contrário o direto não teve que hipotecar a casa, mas  encurralou os donos da Paramonth e do seu talk show para conseguir fazer o filme
    O criaram como um velho com alucinações que conversava com o próprio Ed Gein, ao qual o instigava a matar com cenas bastante apelativas, muito pra falar a verdade.
    Pobre Antonhy Perkins, tornou-se o próprio Norman no filme, a mente insana e comportamento esquisito, o jovem ator que foi apresentado ao mundo com Psicose é totalmente transformado no personagem do livro original escrito por Robert Bloch.
    Não posso dizer que não houve pontos positivos, sendo que teve poucos, mas sim, Scarlet caiu como uma luva para interpretar a atriz Janet Leigh, outra coisa bastante satisfatória foi a semelhança de James D'Arcy com o verdadeiro Anthony Perkins, é realmente surpreendente. Não posso tirar os créditos de Jessica Biel que fez uma Vera Miles respeitável não invejosa como tentaram passar.
   A verdadeira opinião minha neste filme é que não devem assistir ser ler o livro, vi muitas críticas positivas no Filmow, mas ninguém tem noção de como eram os protagonistas do filme, Hitchcock e Alma devem ter a memória honrada da forma verdadeira, não algo supérfluo e completamente errado, isso destrói qualquer visão real do que eles foram.
   Percebe-se a minha admiração pelo Hitch correto? Sim, eu sou fã de clássicos dos anos 90, e Psicose é digno de Oscar apesar de não ter ganho na época. Alfred Hitchcock e os Bastidores de Psicose, foi o melhor livro que li neste ano, só ganha para Louco ou Cruel? da Ilana Casoy, por isso leia-o se gosta de obras que tratam da arte cinematográfica.
“E se alguém realmente bom fizesse um filme de terror”
   Deixo vocês com a imagem de Hitchcock lendo Psicose, este foi o momento que ele decidiu comprar toda a obra e arte para o filme, um que ainda rendeu frutos e é conhecido até hoje no mundo inteiro.


“Todos nós abrigamos recantos obscuros de violência e de terror”

Xoxo

You Might Also Like

32 Comentários

  1. Oi, como vai?
    Ainda não havia lido nenhuma resenha sobre esse filme.
    Tenho muito interesse na leitura do livro. Tenho ele aqui no kindle. Fico triste que não tenha gostado. Apesar da dia opinião na maior parte negativa eu vou assistir e ler pra obviamente ter minha própria opinião.
    Adorei saber mais detalhes sobre k filme. E gostei da sua crítica por ser super sincera.
    Beijo
    www.livricios.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse filme, uma excelente obra-prima de fato. Antonhy Hopkins fez uma construção digna de personagem.
    Helen Mirren está magnifica no filme.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Oie!!!
    Bom sendo sincera ainda não conhecia nem o livro nem o filme, mas achei sua crítica fenomenal, super bem escrita e pontual. Parabéns!
    Bjs
    www.notinhasderodape.com.br

    ResponderExcluir
  4. Primeira resenha que leio sobre o filme,e é uma pena que você não tenha gostado, mas mesmo assim vou conferir depois e quem sabe eu curto, né?

    ResponderExcluir
  5. Oiii, eu ainda não li o livro, recemente o comprei. Em relação ao filme pretendo assistir depois de ler, eu fiquei meio assim de olhar depois do que faliu no começou. Estou confusa kkkkkkk mas pretendo ler o livro.
    Beijos ❤
    Segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente! Que pena que não gostou e sinceramente, esse livro não me chamou tanto a atenção, quem sabe um dia eu não leia, mas sua resenha está muito bem escrita. Parabéns.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  7. Olha, acho complicado confundir adaptação com fidedignidade... Bom, como não vejo filme e livro da forma como você analisou, eu prefiro assistir e tirar minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  8. Oie tudo bem? Nunca ouvi falar do filme, mas vendo o quanto você se decepcionou vou passar mais longe ainda dele.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Uma pena o filme ter distorcido tanto a história desse grande diretor!
    Adoro as obras cinematográficas dele e lamento o filme não ter feito jus a história dele.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Já tinha ouvido falar do Hitchcock, mas nunca deste filme. Me pareceu bastante interessante, vou procurar para assistir.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá, tenho muita vontade de ler o livro. Pois gostei muito de Psicose, e gostaria de conhecer mais de Hitchcock. Não imaginava que havia ficado tão diferente. Gostei da resenha, pois agora irei ler antes de ver esta adaptação. E espero gostar. rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. bem, eu comprei o livro recentemente e nem sabia da existência do filme. xD e olha que curto a obra do diretor... mas enfim... vou ler, depois assistir e só assim formar alguma opinião... espero não desgostar tanto como ocorreu com vc...

    ResponderExcluir
  13. Olá, ainda não li o livro nem vi o filme, mas também não gosto quando a adaptação é extremamente diferente da obra original.

    ResponderExcluir
  14. Oi Kammylla tudo bem, lendo a sua crítica pude entender a sua decepção que com certeza é genuína. Não li nada do Hitchcock e nem ao filme, mas as comparações citadas por você, foi o suficiente para entender o que os diretores e roteirista fazem com as adaptações literárias, muitas vezes distorcendo para torna-lo vendável, fiquei bem curiosa para ler e assistir e tirar minhas conclusões até mesmo para entender do por que de tanta mudança. Parabéns pelo post, uma crítica construtiva e sincera. Bjkas

    ResponderExcluir
  15. Oee,
    Muita gente fala para que eu veja o filme e leia o livro e nunca dei muita atenção. Vou tentar assistir o filme nas férias.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Agora certo, haha!!

    Eu não li totalmente o post, pois não gosto de spoilers, e adorei você por ter avisado isso! <3 Bom, pelo que li você é uma grande fã desse "O Cara" já conhecia um pouco ele e quero assisti ao filme que ele dirigiu, o filme da famosa cena do banheiro! Haha! Fiquei interessado em ver esse filme, mas quero ler o livro antes, já que para você foi tão bom!

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. oi ^^
    provavelmente vc vai morrer mas nunca vi nada dele acredita?mas to pensando em ler primeiro pra poder ver algo, as vezes acabo me aprofundando mais lendo do que vendo.
    gostei muito da sua opinião ^^
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  19. Vish! Euim quando o filme não sai como esperamos. Pelo o que fala parece até ruim, mas será que, para quem não leu o livro seria bom/razoável?

    ResponderExcluir
  20. Hello! Tudo bem contigo?

    Eu morria de vontade de comprar esse livro, porque na maior parte das vezes ele está por 10 dilmas apenas. Mas eu não sei nem sobre o que se trata, então é melhor eu completar meus um milhão de séries inacabadas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Eu vi o filme e confesso que gostei do que vi. Não sei, mas achei que o filme tem muito a ver com o universo do diretor. Pelo menos eu imagino que Hitchcock foi um pessoas deferente de seres comuns.

    Mas compreendo que você ficou decepcionada com a biografia do Hitchcock, e da esposa passada, retratada no filme. Você acha que o livro tem mais verdades.

    Bom, li o livro, então não posso comentar quanto a isso. Mas posso dizer que livro e filme são duas obras de artes distintas. Mas ai envolve questões teóricas.
    O que normalmente os fãs analisam é o quanto o filme foi fiel ao livro. Mas isso por si só não garante a qualidade de um filme. Tem outras questões.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oiiie
    Poxa, assisti poucos mas amo Psicose, com certeza é um dos melhores que vi e amei seu post para saber mais sobre esse homem tão talentoso

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu, sem querer, não li a parte em que você disse que teria spoilers :(
    Mas, ok! Não conhecia este livro, nem o filme, parei de confiar em adaptações literárias há algum tempo. Li a sua resenha do livro também, mas não me atraiu tanto.
    Gostei muito do seu post!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  24. acho que sua decepção vem do fato de que você esperou algo bem parecido com o filme e normalmente isso não acontece, tente ver a obra por um angulo onde você não analise ou compare ao livro, talvez a obra seja boa.

    ResponderExcluir
  25. Olá, eu ainda não li e nem assisti o filme, mas é muito ruim quando somos decepcionados desse jeito por uma adaptação que acaba destorcendo o que mais gostamos na historia...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  26. Oii,

    Eu assisti o filme e achei ele buem interessante.
    Mas tenho uma curiosidade com o livro também, por ter mais detalhes.

    beijos

    ResponderExcluir
  27. oi, tudo bem?
    Chato isso, de fazerem um filme tão nada a ver. Nem vou entrar no mérito da diferença entre Livro X Filme. Acho que a questão aqui é mais séria, pois o filme fala de uma pessoa real, que existiu, e teve sua história distorcida. Eu não sei nada sobre Hitchcock, apenas vi alguns poucos filmes dele. Porém, pelos seus comentários, percebo que você tem conhecimentos da vida dele, e viu isso ser contado de forma errada no filme. Acho chato
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Essa é a primeira resenha negativa que vejo desse filme. Também sou um louco por clássicos do terror e me apaixonei pelo livro que deu origem a esse filme. Ainda não cheguei a assistir simplesmente por falta de vontade mesmo, mas agora com certeza irei assistir para poder dizer o que achei.

    ResponderExcluir
  29. Adorrei o post, bem informativo e com muitas imagens. Eu adoro o filme, mas não tive oportunidade de ler o livro. Quero muito comprar, mas sempre acho caro.
    Feliz ano novo!
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem?
    Nunca me interessei por Hitcock, sendo tanto o livro quanto o filme e não tenho planos de ler/assistir esses eles.

    ResponderExcluir
  31. Oii
    Eu não conhecia esse livro e pra falar a verdade tbm nao conhecia o filme.
    Porém, por causa da sua resenha pude perceber que ele nao se enquadra muito no meu gosto literário, por isso... acho que fiz bem em não assisti-lo até então hahaa

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  32. Oii! Tudo bem?

    Não conhecia o filme e confesso que ele não me atraiu.
    Acredito que não irei ver, mas irei anotar a dica igual ^^
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir

Blogs Brasil

Editoras

Flickr Images

FOLLOW @KAMMYKRYSTHIN

FOLLOW @SECRETMAGICBLOG