[ Resenha ] Pseudônimo Mr. Queen

16:05

"A vida é para ser tão simples, apenas cumprir com os nossos deveres e usufruir dos nossos direitos, sem passar por cima dos direitos dos outros, mas ainda assim tem gente que não entende."
    Foi uma grande surpresa a autora me achar no Skoob para convidar em um book tour de Pseudônimo Mr. Queen, apesar de ter ouvido falar do livro a algum tempo não tinha demais informações sobre a obra e muito menos se era nacional ou não, eis que então Loraine aparece com essa chance de leitura, confesso que por opção minha, decidi ser uma das últimas a receber o livro e com uma leitura rápida pude afirmar o que os outros blogs confirmaram, a leitura é emocionante.

Autora: Loraine Pivatto
Ano: 2015
Páginas: 404
Sinopse: O ano é 2012, Dia 21 de dezembro, E a temida profecia maia acaba de se cumprir. Cidades devastadas, Ruas vazias, A população mundial bruscamente reduzida, E a história dos sobreviventes começa a ser contada. Os escolhidos iniciam um novo mundo, baseado nas novas regras passadas através dos sonhos. Agora serão 2 vidas: A primeira até os 70 anos, A segunda, a partir dos 20 e até os 100. 150 anos no total. Nenhum segundo a mais. A nova sociedade começa a surgir: Sem desigualdade, Sem dinheiro, Sem doenças, Sem possibilidade de mortes prematuras, Exceto por uma maneira. Uma única maneira de morrer, mas que não pode ser revelada. Um segredo que precisa ser guardado. Para salvar a sociedade de si mesma.

   O livro é dividido em três partes: 1ª - Regina Brandão (avó); 2ª - Larissa Brandão (neta); 3ª - Vitória Brandão (bisneta). Começamos com o fim do mundo, uma nova chance de viver da melhor forma ou assim eles pensavam, teriam uma segunda vida. 
"Os escolhidos iniciam um novo mundo, baseado nas novas regras passadas através dos sonhos. Agora serão 2 vidas: A primeira até os 70 anos. A segunda, a partir dos 20 e até os 100. 150 anos no total. Nenhum segundo a mais. A nova sociedade começa a surgir: sem desigualdade, sem dinheiro, sem doenças, sem possibilidade de mortes prematuras, exceto por uma maneira."
  Lembra daquela profecia doida de 2012? Pois é, a autora usa ela para descrever a sua distopia no livro, acompanhamos a vida dessas três mulheres, cada uma de uma geração, seria capaz reescrever sua vida sem nada que pudesse trazer um mal? Ainda trazemos alguns pesos do passado e mesmo tentando viver de uma forma diferente, Regina acaba reencontrando o que deixou pra trás, não completamente bom, mas conturbado essa nova vida. Com reviravoltas achamos Larissa e Vitória, mãe e filha que criadas por Regina também enfrentam grandes desafios, cada uma tem sua força, sua garra e a vontade de ser feliz, mesmo que sejam diferentes, elas tendem a desejar sempre a felicidade.
   Apesar de ser distópico senti um certo ar de romance no livro, certo que focamos em um mundo diferente, mas que a personalidade e enredo focado em três mulheres trás mais suavidade ao assunto. Mesmo que este tenha grande impacto em qualquer um que o leia, pegamos justamente na ferida, naquilo que hoje em dia não vivemos e que ao ler pensamos se seria possível viver sem. 
   Você seria capaz de viver como igual? Sem nenhum privilégio? Nem status ou competição? Confesso que me pareceu a Abnegação de Divergente, todos iguais, nunca seria igual, não nesse sentido. Não conseguiria viver sem isso ou aquilo.
   Aqui vemos que o ser humano é ganancioso por natureza, insatisfeito com o que tem, sempre procurando mais, desejando ser o foco, ter toda a glória, a sim, claro, nem todos podem ter essa segunda chance na nossa realidade, e mesmo se tivéssemos acredito que cometeríamos os mesmos erros ou talvez até alguns piores.
"Os sobreviventes continuam os mesmos homens e mulheres da vida antiga, cheio de empáfia, arrogância e presunção. Ou talvez ainda piores. Mesmo com o mundo maravilhoso que tinham recebido, sem mortes prematuras ou doenças graves, sem discriminações e diferenças sociais, um mundo de fartura, no qual podiam dispor de todos os produtos e serviços existentes da natureza exuberante, as pessoas ainda se sentiam entendiadas, desvalorizadas ou aborrecidas"

  Em alguns momentos me senti realmente confusa com o enredo, mas você vê a genialidade da autora em seu final, tudo acaba se ligando e fechando aquele tear que começou lá na frente. Vamos dizer que fiquei com vontade de reler com mais calma e realmente fazer um bate papo sobre o livro, mas teria spoilers até de mais. 
   Loraine estou aceitando a obra de presente ein, espero poder ter ela na estante para apreciar e recomendar pessoalmente quem visita minha biblioteca particular, afinal aqui no blog já estou deixando a minha contribuição para essa obra surpreendente.
Xoxo

You Might Also Like

10 Comentários

  1. Oiii menina, tudo bem?
    Eu fiquei apaixonada pela sua resenha menina, eu já li tantas resenhas a respeito desse livro, pois é bem fora da minha zona de conforto e isso me atraiu bastante, dica anotada e as fotos ficaram lindas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Confesso que não conhecia a obra e fiquei de cara com esse livro. A premissa é muito interessante e ideia que a autora teve de pegar o "fim do mundo de 2012", para criar uma história é muito instigante. Já adicionei o livro na minha lista de desejados, irei fazer a leitura assim que surgir uma oportunidade! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito de histórias distópicas, de verdade mesmo! Achei um boa sacada da autora de usar a história do fim do mundo em 2012 para a construção, e detalhe: ela acabou guardando um fato num livro, afinal todo mundo só falava disso em 2012, hahaha. Eu gostei da premissa, mesmo sabendo que há uma certa confusão e tal, mas o melhor é que tudo no fim faz sentido.

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  4. Quanta paixão nessa resenha. E QUE LIVRO LINDO
    Me encantei pela capa e sinopse e fiquei curiosa lendo sua crítica.
    E ainda lembro de como a internet ficou movimentada em 2012 por causa disso hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oii! Posso estar enganada, mas acho que tenho um livro da autora na minha lista. Esse acho que ainda não conhecia e confesso que pela capa não me atrai e pelo título achei que fosse algo Hot hahaha a premissa é muito boa! Adoro distopia e deve ser bem gostoso acompanhar essas 3 trajetórias em um mundo pós-apocaliptico. Eu não sei se conseguiria viver assim, talvez se eu não conhecesse outra forma de vida seria tranquilo, mas literalmente abnegar dos meus "luxos" seria mais difícil. Uma pena que tenha foco em romance, mas se a distopia toda foi bem construída apesar disso, acredito que valha a pena dar uma chance. Eu leria, mas não no momento. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi!

    Não conhecia o livro e este é meu primeiro contato com o trabalho da autora, mas já posso afirmar que fiquei curiosa.
    Adoro histórias bem construídas, até mesmo estas que nos deixam confusas no virar de páginas, mas que ao final se encaixam.

    ResponderExcluir
  7. Oie
    ja vi algumas resenhas e todas falavam muito bem, parece ser uma leitura incrível com uma pegada diferente do que to acostumada, espero poder ter oportunidade de ler em breve e gostar

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Hey!

    Adoro distopias, vi a obra num outro blog mas não cheguei a ler a resenha nem sinopse, não imaginei que o livro fosse ser tão incrível. Fiquei realmente interessada em ler, que incrível!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Nunca vi nenhum livro com uma personagem chamada Larissa (já amei kkk) Não conheço muito distopias brasileiras, achei a história muito interessante. Gostei muito da ideia da autora de se aproveitar da temida profecia de 2012.
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  10. Vejo book tours desse livro rolando há bastante tempo, e normalmente as opiniões são bem positivas. Acho o enredo bem interessante e leria sim, adoro enredos distópicos e esse lembra a Abnegação de Divergente mesmo, eu não daria conta de viver assim... Rs...

    ResponderExcluir

Blogs Brasil

Editoras

Flickr Images

FOLLOW @KAMMYKRYSTHIN

FOLLOW @SECRETMAGICBLOG