Resenha #15 - A Testinha de Gabá de Marcelo Araújo

janeiro 18, 2015

Nome: A Testinha de Gabá 
Autor: Marcelo Araújo 
Ano: 2014 
Páginas: 72  

Editora: Thesaurus Editora 

MODO DE LEITURA: FÍSICO (Presente do autor) 

Sinopse: Quarto livro de Marcelo Araújo, é o primeiro título do escritor dedicado ao público infantil. Além dos textos, o autor assina os desenhos. Em seu novo trabalho, conta a história de Gabá. Após sofrer com uma brincadeira na escola, o garoto usa arte e inteligência para enfrentar o preconceito e fazer amigos.


OS TEXTOS A SEGUIR CONTÉM SPOILERS SOBRE O LIVRO.



      Finalmente mais uma leitura atualizada, bem estou atrasada já no começo do ano, sim só três livros até agora, mas este é especial, ganhei do Marcelo, sim nosso autor parceiro, depois da fome que ele me deu em Pedaço Malpassado já resenhado eu peguei seu outro livro pra ler. A Testinha de Gabá é como um graphic ou um gibi que a gente compra e tem desenhos e o conto em si, o livro é composto por desenhos feitos pelo próprio autor, ele ilustrou toda a sua obra e nos fez agora ver um pouquinho mais sobre o bullying. 
      Gabá é uma criança que vai para a escola e sofre bullying por ter uma testa saliente, vemos que você sendo diferente faz com que soframos preconceito, todos já sofreram com isso uma vez na vida, fiz até um post antes sobre isso com depoimento, confiram AQUI.
      Mas vamos voltar com o livro, ele é bem curtinho e mostra como o personagem ficou triste e que com a ajuda de sua família conseguiu achar uma solução para o problema, achei interessante a abordagem do tema, uma criança sempre irá se magoar quando é motivo de brincadeira mal intencionada, vai ter aquele sentimento de vergonha e negação dependendo do caso, aqui os pais foram importantes para mudar a questão, ter uma família unida que ajuda quando se precisa é de suma importância para superar esse tipo de coisa, mas o que mais vemos por ai são crianças que preferem ignorar e guardar pra si isso o que vai acumulando sofrimento e mais casos de bullying, eu estava assistindo Enders Game ontem, e o menino disse que se ele mesmo não tomar uma atitude o bullying iria continuar. A maioria dos casos mais graves resulta em depressão ou até mesmo suicídio, o que se deve prevenir levando seu filho a um psicólogo e tratando do caso antes de piore a situação. 
      Com Gabá foi algo mais simples uma brincadeira ruim que virou algo bom, tomando uma solução bem rápida Marcelo mostra que podemos mudar as coisas com pequenos gestos, levando na brincadeira o que foi colocado na maldade, isso vai fazer com que as pessoas vejam que o que quer que você tenha de diferente que te faz especial. 
Todos temos diferenças, devemos respeitar essas diferenças.

- Página 23
        Sempre procure o lado bom das coisas, tenha em mente que ser diferente não é nenhum defeito ou problema, nenhum dos nossos dedos são iguais, por que nós deveríamos ser?
Os colegas de Gabá aprenderam naquele dia que temos diferenças e que devemos nos respeitar, para que possamos viver em paz e harmonia. 

- Página 70

     Obrigada Marcelo pelo presente, espero que me envie os outros pra resenha, principalmente os de suspense e terror, agradeço também por acreditar e aceitar o blog como parceiro, mesmo atrasado estamos aqui divulgando seu trabalho, espero que compreenda e que nossos leitores também gostem de suas obras tanto quanto eu gostei.
Xoxo

You Might Also Like

13 Comentários

  1. Em geral eu gosto muito desses infanto-juvenis que tem desenhos, me lembrou Como Treinar Seu Dragão!
    O tema também me lembrou um pouco Extraordinário, um dos livros mais lindos que li em 2014!
    Não tinha ouvido falar desse autor ainda, vou olhar sobre os outros livros dele tbm! ;)

    Samara - Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim eu também lembrei, já li pro meu irmão que é louco pelo Banguela e achei parecido os desenhos, o Marcelo tem a mesma forma do autor do livro.
      Extraordinário eu tenho ele em físico ainda no plástico falta ler, espero não me decepcionar já que vi alguns comentários em relação a obra.
      O Marcelo é um fofo, este é o primeiro infanto juvenil que ele escreve o resto é tudo terror, procura a outra resenha do livro Pedaço Malpassado dele e a entrevista que fiz.
      Xoxo

      Excluir
  2. Oiee Kammy, tudo bom?
    A premissa dele me conquistou bastante por causa do tema e isso também me fez lembrar do livro "Extraordinário" porque o protagonista também sofre bullyng por conta de ter um ''problema'' facial. As citações que você colocou fizeram com que eu ficasse ainda mais curioso com a obra ♥ Ele realmente trará uma ótima mensagem para todos os leitores! Estou doido para conhecer a história do Gabá =))

    Beijos!
    Luan || Um Grande Vício Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luan! Tudo ótimo, leitura a todo vapor!
      Pois é todo mundo está citando Extraordinário e só eu que não li ainda, comprei o livro, tenho o marcador e nada de ler, vai ter que entrar na lista pulando alguns.
      Entra em contato com o autor! Te recomendo pra ele pra parceria caso queira é claro, ele está no instagram como @marcelomca conversa direitinho com ele que tu consegue parceria e ele envia os livros.
      Xoxo

      Excluir
  3. Olá.
    Acho muito interessante livros infanto-juvenis que tratem dessa temática do bullying, pois é importante para as crianças aprenderem a superar esses traumas e livros assim sempre ajudam. =)
    Parabéns ao autor pela ideia e desejo muito sucesso.

    Beijos
    Carolina
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mostra que tem solução para essas coisas na infância assim não chega a afetar no futuro.
      Ele agradeceu muito pelo instagram e disse que vai aparecer por aqui agradecer os comentários.
      Beijos

      Excluir
  4. Que livro interessante! Seria uma ótima pedida para bibliotecas de escolas, pois além de incentivar a leitura, passaria uma mensagem anti-bullying. A propósito, logo que vi a menção à testa grande, me lembrei do Matt Smith, o décimo primeiro Doctor. Mesmo ele tendo uma testa avantajada, as pessoas o amam, então isso não é motivo para se sentir mal.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Cris é um livro rápido e bem interessante para as escolas, irei conversar com a minha madrinha para adquirir para as escolas, ela é a Secretaria de Educação, assim terá mais livros desses nas bibliotecas das escolas e da cidade, tu tem que ver a biblioteca é em formato de lápis de cor.
      Sim conheço o Matt acho ele exótico, mas gato, um dos melhores doutores da série, bem estou começando agora, mas gosto mais dele.
      Xoxo

      Excluir
  5. Livros sobre aceitação de diferenças pra crianças me agradam muito! A gente sabe como crianças costumam ser cruéis, mas todas tem total potencial pra o bem, e precisam se fortalecer de exemplos positivos pra que saibam contestar quando se depararem com ações e situações inconvenientes, vinda de adultos ou crianças.
    Eu gosto de dar esse tipo de livro de presente pras crianças filhas de amigos ou meus sobrinhos (tenho sete, hehehehe), justamente por isso.
    Parabéns ao Marcelo pela temática, espero que escreva outros livros assim!
    E a você pela resenha e pelo blog! Tá lindo e devidamente seguido e curtido!

    http://porumlivronavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este estou lendo para o meu irmão, é bom apresentar esse tipo de leitura para as crianças que mostra que eles podem superar seus dramas de forma correta e que tenha uma solução dos problemas.
      O Marcelo agradeceu pelo instagram todos os comentários e apoio pelo livro.
      E eu agradeço também.
      Xoxo

      Excluir
  6. Oii, tudo bem?
    Bem interessante esse livro...na verdade o bullyng é um tema interessante, ainda mais por quem já passou por isso (eu)...e as crianças às vezes podem ser bastante cruéis na sua inocência....
    Gostei muito dos quotes selecionados!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angélica, tudo ótimo.
      Os livros atuais abordam grandes problemas, e é interessante que os infantis também abordem esse tema, já que as crianças tendem a sofrer bastante por causa de seus defeitos que não são defeitos em si, mas sim diferenças que os tornam especiais.
      Eu já sofri muito também.
      Xoxo

      Excluir
  7. Muito legal você resenhar livros infantis também. O blog é muito bom, parabéns! :)

    ResponderExcluir

Popular Posts

Blogs Brasil

Editoras

Flickr Images

FOLLOW @SECRETMAGICBLOG

Subscribe