Resenha 17# - O Corvo de Edgar Allan Poe

março 06, 2015

Nome: O Corvo  
Autor: Edgar Allan Poe  
Ano: 2013  
Páginas: 60  
Editora: DarkSide® Books  
MODO DE LEITURA: E-BOOK (Disponibilizado no Site da Editora)  
Sinopse: O Corvo - Texto integral em inglês e traduções de Machado de Assis e Fernando Pessoa. Com texto de Charles Baudelaire. 

Atormentado pela morte de sua amada Lenora, o narrador enfrenta seus fantasmas e confronta seu lado obscuro, materializado aqui na figura de um corvo.



      Eis me aqui mais uma vez a elogiar um dos grandes ícones da literatura internacional, Poe é na minha opinião o pai da excentricidade e do obscuro saber da vida, sua poesia encanta não só a mim, mas a todos que admiram este grande autor, um tumultuado ser que apresenta horror, mistério e suspense em contos clássicos que inspiraram grandes nomes como Julio Verne, Arthur Conan Doyle, Agatha Christie e muitos outros, Poe apresenta O Corvo como uma de suas grandes obras. 
     O Corvo foi publicado em 1845, um poema marcado pelo sobrenatural e pela discussão de uma mente turva de saudade e melancolia, a perda de Lenore sua musa o faz delirar e pensar em suas dúvidas, questões que foram respondidas por um ser sobrenatural fruto de sua imaginação.
[...] No Entanto, o corvo solitário Não teve outro vocabulário Como se essa palavra escassa que ali disse Toda a sua alma resumisse [...]
      O que seria dele? Qual os tempos futuros sem sua amada, e até mesmo existiria vida após sua morte? Uma única palavra ecoada pelo corvo destrói um coração quebrado, eis que sua alma não será reconstruída Nunca Mais.
[...] Ou venhas tu do inferno Ou reside o mal eterno [...]
      O amor e a dor estão presentes em cada verso, palavra e som ao lermos a obra, não um romantismo doce, mas uma pura e crua paixão perdida, é visível minha adoração ao talento deste incompreendido ser que é Edgar Allan Poe, um gênio que apresentou sua verdadeira face a literatura mundial.
E o corvo disse: “Nunca mais”.


    Não deixo de admirar a editora por todo o capricho e beleza em suas obras, tanto os livros físicos quanto os e-books são recheados de um design incrível, cada folha dá a sensação de ter em mãos aquela relíquia de biblioteca, o ar vintage e obscuro que recheia todo o livro, que não apenas tem uma apresentação do autor, mas também o poema em inglês, e traduzido por dois grandes mestres da literatura nacional Fernando Pessoa e Machado de Assis, sua finalização apresenta aspectos e descrição sobre Poe. 
    Vale muito a pena ler, não apenas este clássico, mas todos os outros do autor, estou para lembrar também que as obras de Poe são apresentadas no seriado The Following que se foca em serial killers e seus assassinatos são inspirados nos poemas do autor, isso acontece bem no início o resto do seriado ganha foco em um enredo diferente.
   Em breve terá critica ao filme O Corvo inspirado no poema que apresenta os últimos dias de Poe, a versão cinematográfica foi lançada em 2012 com John Cusack interpretando o poeta.
   Há mais livros e contos do Poe que irei resenhar, meu favorito é Gato Preto próxima resenha que irei apresentar sobre o autor, adianto que teremos uma coluna apenas do autor, assim como faço com a Carina Rissi, Agatha Christie, Stephen King.
Até a próxima.
Xoxo

You Might Also Like

25 Comentários

  1. Poe é realmente genial.Comecei a gostar dele por causa de uma professora de inglês quando quase fui obrigada a ler ''O Gato Preto''. Depois procurei mais livros até que li ''O Corvo''…O que mais gosto é que as histórias são um misto de muitos ramos do conhecimento. O livro é muito profundo e vale muito a pena ler. Já tinha escutado falar sobre The Following mas nunca cheguei a ver.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem?
    Adorei a resenha, o livro me chamou muito a atenção pela sua capa, que é super linda, e adoro livros deste genero , me fascina, este ja esta na minha lista do projeto de literatura.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. sou apaixonada por Poe, tenho até uma tattoo dele, e em breve farei uma quote de O corvo ^^
    Mas meu primeiro contato com ele não foi esse poema e sim o livro Histórias extraordinárias.
    Mas já li esse e-book da DarkSide e é incrível :D

    ResponderExcluir
  4. Me sinto super em divida comigo mesma e uma necessidade urgente de ler as obras deste grande autor inspirador de tantos outros quem sabe inspire a mim também não é mesmo?? amei a postagem estou impressionada pela forma vc fez parecer simples uma seleção de tanta complexidade. bjs amada <3

    ResponderExcluir
  5. Uma observação: adorei o efeito das fotos ao passar o mouse por cima delas, de escuras ficam vermelhas e isso para mim tornou sua resenha mais interessante ainda. Bom, quanto à obra, eu já era bem fã até porque sempre gostei de livros de terror e poemas mais obscuros, já tive um blog de poesias que seguiam quase o mesmo estilo de "Augusto dos Anjos" e amo Poe da mesma maneira.. portanto adorei o texto, achei que você descreveu tudo com muita naturalidade e ainda não tive a oportunidade de adquirir esse livro mas vontade é o que não falta! Beijos

    Mutações Faíscantes da Porto

    ResponderExcluir
  6. Poe é poe... Único, ímpar e maravilhoso! concordo com vc sobre a dinâmica impecável que ele tem para descrever o obscuro... Há anos eu o li e está na hora de retomar essa literatura!
    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar mto desse livro e sempre que vejo algo sobre ele minha curiosidade aumenta
    ele deve ser uma daqueles calssicos que noa devem falrta em nossa prateleira
    Nunca li nda do autor mais so pela a sua resenhaa ja me encanteei.. espero ler em breve bjos

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho esse ebook da DarkSide também, já o li e reli várias vezes e é incrível como até em um ebook que a editora liberou free para o público eles foram cuidadosos. E do livro em si não tenho nem o que acrescentar e um clássico.
    Beijos
    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  9. Oláá
    O autor é bem famoso pelo gênero que escreve e sou bem curiosa para ler alguns livros de sua autoria, mas ainda não tive oportunidade, espero ter em breve pois só ouço elogios sobre, muito legal o post e a dica, sua resenha ficou ótima e me deixou ainda mais curiosa haha

    Catharina
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Já li alguns contos do Poe e gostei muito, quero conhecer mais profundamente as obras dele quando tiver oportunidade.
    Quero assistir esse filme também!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  11. Olá! Eu to ficando cada dia mais apaixonada pelos livros da Darkside
    Mas ainda sou muito cagona, então eu vou capengando ahaha
    adorei sua resenha
    beijo

    ResponderExcluir
  12. Oiii
    Adorei a sua resenha mas cara eu morro de medoooooo kkkkk
    Não sei se eu leria esse livro por esse motivo :/ kkkkkk

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Não sabia que a Darkside tinha disponibilizado esse e-book *O*
    Vou baixar agora mesmo hihi
    Poe é tão complexo, quando fui apresentada à uma de suas histórias tive que reler algumas vezes para entender o que estava nas entrelinhas, admito.
    A máscara da morte rubra é uma das minhas preferidas.
    Quanto ao filme, já assisti exatas quatro vezes. John está impecável, o cenário e o figurino de época é espetacular!
    Um beijo :*

    ResponderExcluir
  14. Oii.
    Ouço falar muito bem desse autor, mas ainda não li nada dele, dizem que seus livros são muito densos então eu não sei se teria capacidade de ler suas obras, pois prefiro livros mais leves e românticos kkkk.
    leiturasdamary.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Não lembro de ter lido alguma coisa do Poe, pelo menos não estou recordando no momento. Coincidência, acabei de ler um livro onde ele era constantemente citado. No momento este nao me interessou.
    Bjs,Rose.
    Fábrica dos Convites

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Nossa eu não sabia que O corvo era um livro, me perguntado em que mundo vivo. Já ouvi falar do Poe, mas nem sabia de suas obras. Agora eu quero muito ler algo dele, talvez comece com O corvo mesmo.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Participe: Top Comentarista

    ResponderExcluir
  17. Eu sou louca para ler Allan Poe, mas nunca li...
    Depois da sua resenha, acho que vou ler!
    Obrigada pela dica e adorei o blog!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Kammylla!
    Todos os livros de Edgar Allan Poe são ótimos, mas O Corvo é fascinante!
    Já li O Corvo e já assiti ao filme, que também é muito bom!
    Edgar Allan Poe consegue nos transportar para dentro das suas histórias.

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi ^^

    Já vi inúmeros comentários sobre o autor, todos tão bons que me deixaram curiosa.
    Até tenho um livro dele aqui em casa, mas quem diz que eu consegui tempo para ler?!
    Teu post me deixou com mais vontade ainda de ler os contos dele!

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá tudo bem?

    Já li "O Corvo" e entrou fácil pra minha lista de preferidos da vida, que construção MARAVILHOSA, o diálogo presente eu achei fodástico tbm, enfim, Poe é mestre, gosto demais. Bjus!!
    https://lendoaestante.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Ooolha, nem sabia que Allan Poe tinha inspirado tanta gente boa...e eu aqui marcando bobeira sem ter lido nada dele, pode isto?
    Eu tenho Gato Preto, foi recentemente publicado em versão bem compacta e de bolso, comprei por R$5,00, acho que vou iniciar por este para pelo menos poder dizer que conheço a escrita do autor.
    Muito, muito obrigada mesmo pela dica, eu que adoro terror já deveria ter lido...hehe.

    Beijo, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/
    http://migre.me/p8Wtu

    ResponderExcluir
  22. Ooolha, nem sabia que Allan Poe tinha inspirado tanta gente boa...e eu aqui marcando bobeira sem ter lido nada dele, pode isto?
    Eu tenho Gato Preto, foi recentemente publicado em versão bem compacta e de bolso, comprei por R$5,00, acho que vou iniciar por este para pelo menos poder dizer que conheço a escrita do autor.
    Muito, muito obrigada mesmo pela dica, eu que adoro terror já deveria ter lido...hehe.

    Beijo, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/
    http://migre.me/p8Wtu

    ResponderExcluir
  23. Assim, eu não conhecia o autor e nem o livro (nem o filme, rs), e não sei se eu leria este livro, ou até mesmo os outros do autor. Não é o tipo de livro que estou acostumado a ler, a capa também não me atraiu muito, mas não devemos julgar o livro pela capa ahsuahuahsu Talvez se eu lesse a obra, até gostaria, apesar de achar isso meio difícil...Ótima resenha! Abçs.

    ResponderExcluir
  24. Fiquei fascinada pelas capas e pela premissa desse autor. Gostei muito dele ser um clássico internacional de suspense e mistério. Espero ler mais livros desse gênero, achei bacana a editora trabalhar bem na diagramação, amei a resenha e sinto que já vi esse livro em algum lugar só não me lembro onde, só sei que fiquei com vontade de ler, embora sinto receio da linguagem ser rebuscada demais, hahah.
    Beijos

    www.gemices.com.br

    ResponderExcluir
  25. Maravilhosa resenha.
    http://www.combinaleitor.com.br/

    ResponderExcluir

Popular Posts

Blogs Brasil

Editoras

Flickr Images

FOLLOW @SECRETMAGICBLOG

Subscribe