Resenha #36 - O Garoto do Olhos Azuis de Raiza Varella

janeiro 21, 2016

Trilogia Encantados # 1 
Autora: Raiza Varella
Ano: 2014
Páginas: 352
Editora: Pandorga
Sinopse: O príncipe encantado existe? Bárbara é linda, loira e bem-sucedida. Desde que assistiu a uma cerimônia de casamento pela primeira vez, ainda criança, seu sonho é apenas um: percorrer o tapete vermelho da igreja, vestida de noiva. Porém, contrariando todas as suas expectativas, ao ser abandonada no altar, a vida de Bárbara desmorona. Ela decide voltar à cidade natal e passa a viver com os irmãos e mais dois amigos. Todos homens. Com a ajuda de Vivian, uma espécie de Barbie Malibu, Bárbara tenta superar sua decepção amorosa recente e uma da adolescência, que volta com tudo à sua memória: o garoto dos olhos azuis. Será que o cavalo branco só passa uma vez? É isso que Bárbara vai descobrir com bom humor, jogo de cintura e uma pitada de neurose, em O Garoto dos Olhos Azuis, romance de estreia de Raiza Varella.
Hoje vejo que é um grande erro criar nossas crianças para acreditarem no amor verdadeiro. A Disney deveria se envergonhar de vender a pobres almas ingênuas sonhos que não se concretizam na vida real. Hoje mataria com minhas próprias mãos a Cinderela se tivesse a chance de encontra-la passeando de abóbora; segura dia a cabeça da Ariel fora da água até ela sufocar e riria até me dobrar se a Fera devorasse a Bela. Todos aqueles contos de fadas entorpeceram minha mente e me fizeram crer que um dia quando eu virasse a esquina, daria de cara com um príncipe montado em um cavalo branco. Se tivesse sorte, o cavalo teria asas e o cara me levaria para morar em seu castelo. Como hoje eu sei que as coisas mais inesperadas aconteceram comigo, só posso rezar para não ser sequestrada e ser feita de refém por algum maluco que queira uma empregada doméstica de baixo custo.

Mas a culpa não é toda do senhor Walt Disney, não é mesmo? Eu também mataria aquele cara de smoking no altar se tivesse a chance, o cara que me iludiu no primeiro casamento que assisti.
Como fazer uma resenha sem contar o grande spoilers do livro e sem xingar horrores a autora? Ou é um ou outro, então a Raiza vai voltar a rir das maluquices dessa leitora aqui. Recentemente fiz uma entrevista com ela que vocês conferiram aqui no Secret, foi a primeira que logo mais tem a segunda após esta resenha. Parando de enrolar vamos a resenha oficial.
Quem não espera o príncipe encantado vindo em seu cavalo branco pra vir pegá-la para o felizes para sempre? Bem eu não, mas a Bárbara sempre sonhou com o casamento dos sonhos, e quando consegue finalmente achar o cara certo para ir ao altar, tudo dá errado. Imagine-se ser abandonada no altar pelo seu noivo na hora do grande SIM, mas não apenas traída por ele, quanto a traição vem de uma de suas melhores amigas, isso mesmo, ele a traiu pela amiga, quem tem uma amiga dessa nem precisa de inimiga. Babi, como prefere ser chamada, foge deixando pra trás a confusão de dois irmãos batendo no noivo e toda a humilhação de ser abandonada no altar, o que me deixou brava foi a falta de atitude dela, se conformar e não ter atitude depois do que passou, nem voar no pescoço da vadia que tirou o seu noivo, não que ela amasse ele é claro, mas estragou o grande momento que ela tanto sonhou, subir ao altar e só ter olhos para o homem que a admiraria pelo resto da vida, por que chegar ao ponto de acontecer isso bem no altar na hora H?
"Um dia vai achar alguém que não a trocará por ninguém. Alguém que vai aguentar firme lá em cima daquele altar e não vai fugir porque é mais conveniente. Ninguém humano de verdade magoaria uma moça vestida de branco no seu grande dia."
Escolhas a parte, Babi foge para o interior, abandona emprego e tudo que tinha direito pra viver com os dois irmãos, afastada de tudo, comportamento de quem é insegura que precisa de amparo, ela é muito pacifica como disse pra própria Raiza, a autora concordou que se fosse com ela também estapeava a amiga e matava o antigo noivo, eu jogava a garota pela janela e dizia “Desce e arrasa amiga” afinal vamos testar se galinha não voa.
Babi chega à outra cidade e tudo passa a mudar, apegada a um carrinho de compras, no meio de quatro marmanjos ela tem que sair da depressão pós-pé na bunda do casamento para voltar ser feliz, e nada mais justo do que ter uma amiga meio Barbie para ajudar, Vivian é irmã de Ian, a sim tem um Ian aqui, quem não se apaixonou por um Ian antes atire a primeira pedra, eu sou apaixonada por dois, Ian Somerhalder e Ian Clarke, um ator, outro personagem da Diva Carina Rissi, aqui temos mais um Ian, este um médico lindo de olhos azuis, repararam na parte escancarada da coisa? Então esse foi o detalhe que me chamou a atenção, a Raiza mostrou que o Ian seria o mesmo menino de anos antes que a Babi se apaixonou, mas concidentemente agora não o reconhece como sendo o mesmo, afinal os dois vivem atualmente entre tapas e brigas por sorvete de café. Agora se pergunte, se o mistério era sobre quem seria o garoto dos olhos azuis foi revelado logo no inicio qual é o verdadeiro destino da obra? Fiquei me perguntando exatamente isso, até pensei que o clichê tomaria conta do resto da história, mas a malvada da Ra me deixou embasbacada com o resto do enredo. Não posso soltar SPOILERS, mas vou garantir que o livro surpreendeu até a mim, que sou difícil de cair nessa.
MAS voltando a resenha, Babi e Ian começam a ter uma amizade entre brigas e confusões que chegam até a levar a gata do médico pro veterinário, sim a Babi é um tanto quanto descuidada, imagine dar pro bichano comer justamente o que ele é alérgico.
"Eu sei que algum dia alguém vai notar você. Sabe por quê? Porque eu notei."
Gatos, sorvetes e crises existenciais a parte o livro nos mostra um reerguer de uma garota que no começo foi fútil por pensar só nela mesma, que o seu sonho de criança seria real na vida adulta, afinal ela não escolheu o homem que amava, só o mais fácil para realizar o
sonho do casamento. O crescimento se vê a partir das páginas seguintes ao descobrir que os traidores estão prestes a casar e que a ex melhor amiga está grávida, percebendo que não adiantava mais chorar nossa protagonista decide seguir em frente, ter um novo trabalho e se dar ao luxo de conseguir o verdadeiro amor, ai que entra definitivamente o Ian, ai o Ian, que exemplo de homem, se eu pudesse sonhar com um seria uma mistura desse também, os gestos e ações que ele demonstra faz com que o livro suba ainda mais no conceito de “Não chiclê” que surpreende pela forma que toma e o rumo que finaliza.
"A primeira coisa na qual pensei quando acordei foi nele e parecia que Ian não havia saído da minha cabeça nem durante meus sonhos."
Depois de alguns acontecimentos que me deixaram revoltada ao ponto de gritar com a Raiza em plena madrugada (ela acabou rindo de tudo e de mim), você joga tudo pro alto e diz, não acredito nisso, não pode ser real, e não tem NENHUM clichê aqui (Graças a Deus!), passei a me apaixonar ainda mais pelo Ian desse momento em diante, gostei da atitude dele, de um homem que nós nunca pensamos que poderia existir, em livros talvez, mas que a Babi jurou que aconteceria e que acabou se decepcionando, eis que ele é seu príncipe no cavalo branco, o homem que a ama acima de tudo e todos, que está ao seu lado nas dificuldades que apareceram em seu caminho.
A insegurança da Babi foi o que mais pegou no livro pra mim, o que o Ian tinha de seguro por seu amor por ela, ela tem de insegura em relação a ser feliz com ele. Entendo que sofreu uma grande decepção e que outra no livro a fez ficar ainda mais reclusa em sua infelicidade, mas ela devia ter dado uma chance antes de acreditar nos outros e voltar a ser pacifica, menina ela tinha que bater e brigar, não aceitar tão calmamente que tudo aquilo acontecesse com ela, raivas a parte, a eletrizante jornada de desfecho do livro me tirou o sonho e as unhas afinal fiquei lendo a espera de saber o que aconteceria depois de um capítulo angustiante que pôs em risco a vida da Babi.
Sem comentar mais ouso dizer que Babi foi uma superação enorme em uma personagem, fazer ela ter os defeitos de uma pessoa real a tornou mais verdadeira na leitura, confesso que não gostei muito dela, pois sou daquelas que é mais do que segura, impulsiva e muitas vezes briguenta, mais para o comportamento do Monstro, apelido de um dos irmãos dela.
"- Eu não vou abandonar você. - ele me disse enquanto segurava meu rosto e me obrigava a encará-lo. - Eu nunca mais vou abandonar você."
O livro foi uma surpresa sem fim, gritei, briguei e xinguei tanto a Babi quanto a Raiza, não consegui fazer a resenha antes por falta de palavras pra descrever a trollagem e a surpresa que tive com o Garoto dos Olhos Azuis, a Raiza está de parabéns em sua escrita e construção de todos os personagens. Pra completar esse ano sai o segundo livro intitulado O Garoto Que Tinha Asas, então logo mais tem lançamento desse novo romance contando a história do Monstro, apelido do irmão da Babi, o Augusto, esperem novidades por ai.
Xoxo

You Might Also Like

10 Comentários

  1. Já ouvi falar bastante do livro, mas até então não tinha lido nenhuma resenha sobre ele.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Primeira vez que vejo algo sobre esse livro, estou começando a ler mais o gênero e já anotei o nome dele pois curti bastante.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  3. OMG não xingueWalt Disney ele é meu ídolo master (sem a parte das princesas, acho aquilo um lixo).

    Tô para ler esse livro, acho a premissa dele muito boa. E tenho me preparando para ler e chorar loucamente, pois é isso que parece que vai acontecer.
    Adoro a capa desse livro, achei ela bem feita.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Apesar do enredo ter vários clichês clássicos de romance, achei interessante o enredo e fiquei curiosa para conhecer mais sobre a Babi e o Ian, mas principalmente ele. Gostei das suas críticas e espero que o livro seja uma leitura boa para mim, estou dando um tempo no gênero, mas fiquei tentada a ler esta obra depois das suas palavras.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  5. Ah, quem num quer um príncipe que venha de cavalo, né? ^^ Já me encantei lendo por aqui, agora, imagine com o livro! :D Parece que a história é mega envolvente e divertida! :D
    Beijo, Min - www.yasminbueno.com

    ResponderExcluir
  6. Oooi! Eu já conhecia este livro, e achei a capa bem bonita :D teve um tempo em que até curtia a ideia do livro, mas lendo novamente a sinopse... Creio que a leitura não fluiria como eu pensava. Boa resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá... tudo bem??
    Amei a sua resenha viu moça... achei super legal a forma como a escreveu... isso envolve bastante o leitor, pelo menos me envolveu e me fez ver a obra da autora com outros olhos... quando eu era mais nova sonhava com um casamento assim que nem a Babi... mas as coisas mudam e os sonhos tomam outros rumos... que bom que durante o enredo podemos observar o crescimento da personagem e vendo como é a descoberta do verdadeiro amor... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiee

    Adorei a capa do livro!
    Eu não conhecia a autora, gostei! Bom quando o livro desperta tantas emoções. Vou anotar essa dica com certeza e bom também conhecer novos autores.

    Bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Adorei a sua resenha. Já conhecia o livro mas ainda não tinha parado para ler a sinopse. E eu amei. Isso dela procurar sempre o príncipe encantado com um cavalo branco, meu Deus, sou eu kkk' Eu sempre imaginei isso e nunca aconteceu. Namoro? Sim, mas ele não chegou num cavalo branco. Não mesmo kk' Fiquei bem curiosa com relação a ele e ele já está nos livros que eu quero ler.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  10. Eu acho a capa desse livro tão mas tão linda que não acredito que ainda não tenha ele na minha estante.
    Saber que o livro é cheio de emoções, que faz a gente querer brigar com a personagem e reclamar com a autora me deixa ainda mais empolgada e querendo conhecer de perto essa história. Definitivamente está na lista de desejados!!!!!
    Beijinhos,
    Lica
    amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir

Popular Posts

Blogs Brasil

Editoras

Flickr Images

FOLLOW @SECRETMAGICBLOG

Subscribe