[ Resenha ] A História da Mitologia para Quem tem Pressa

março 25, 2017


   De uma coisa tenho certeza é que a Editora Valentina tem uma criatividade pra nomes e capas de livros que me espanta, esse livro não é diferente no caso do titulo, tão longo e engraçado, vocês já chegaram de ver a capa de Malícias e Delicias? Pois é, e com essa edição sobre mitologia vou apresentar um conteúdo que antes não tinha nem ouvido falar. Vamos conhecer mais sobre isso?

A História da Mitologia Para Quem Tem PressaLivro: A História da Mitologia Para Quem Tem Pressa
Do Olho De Hórus Ao Minotauro Em Apenas 200 Páginas! 
Autor: Mark Daniels
Ano: 2015
Páginas: 200
Editora: Valentina
SINOPSE: "Profundamente pesquisado, conciso e didático, A HISTÓRIA DA MITOLOGIA PARA QUEM TEM PRESSA é uma jornada iluminadora pelo mundo fascinante da mitologia. De vastas civilizações a sociedades locais no mundo inteiro, todas criaram um rico catálogo dedivindades, heróis, monstros e mitos. Essas personagens e estruturas contam a história de nossas origens, triunfos e desastres, agindo como ferramentas criativas para comunicar as lições de vida mais importantes. A escala e a dramaticidade desses relatos épicos, aos quais não faltam elencos de criaturas fantásticas e grandes famílias separadas pelo amor e a guerra, dão de dez em qualquer novela moderna. Nesta introdução magistral à mitologia, Mark Daniels explora as antigas histórias dos aborígenes australianos, sumérios, egípcios, chineses, índios norte-americanos, maias, incas, astecas, gregos, romanos e nórdicos, entre outros. Desemaranhando a complexa teia de deuses e deusas, divindades menores e monstros, Daniels revela as criaturas e as narrativas do passado que tanta influência exerceram sobre as culturas do presente. Descubra por que Odin, o Pai dos Deuses na mitologia nórdica, estava tão interessado em perder o olho, a importância do mito de Osíris no Antigo Egito, mitos gregos, astecas, chineses, nórdicos, egípcios, romanos, e muito mais. Tudo que você precisa saber sobre mitologia, explicado e introduzido de forma clara, resumida e ilustrada. "


"De vastas civilizações à sociedades locais no mundo inteiro, todas criaram um rico catálogo de divindades, monstros e mitos que narram a história de nossas origens, triunfos e desastres, agindo como ferramentas criativas para comunicar as mais importantes lições de vida."

  Como fanática por mitologia e há algum tempo sem ler decidi comprar essa edição rápida da Editora Valentina, apesar de ter poucos fatos, fiz descobertas sobre outras histórias que até então eram desconhecidas por mim.
  Com uma abordagem rápida e meio confusa, confesso, o livro apresenta as seguintes mitologias: Australiana e Maori, Suméria, Chinesa, Indígena, Grega, Sul-Americana e Centro-Americana, Romana e Nórdica.
   A Australiana e Maori se refere a Sol e Lua, a criação do mundo a partir deles, sua separação, os deuses e claro todo o contexto de  espíritos, a Serpente Arco-Íris, é tudo muito interessante, eis aqui um trecho do contexto da Mitologia Maori.
"Tane-mahuta usou sua enorme força para puxar a Terra para longe do Céu, trazendo a luz a primeira aurora para o mundo."
   Minha maior curiosidade é em relação a cultura e miticismo egípcio que envolve diversos aspectos que se assemelham a mitologia grega, quem não sabe que Zeus estava destinado a matar o próprio pai Cronos, nesta Osíris estava destinado a destronar Atum e se tornar o soberano da civilização egípcia, podemos compreender sobre o costume do embalsamento, o que tem em baixo das pirâmides e a diisão do Alto e Baixo Egito.
    Vamos falar de dragões! Isso a Mitologia Chinesa é recheada deles e claro de animais, você sabe qual o seu animal no Zodíaco Chinês? O meu é o cachorro, confiável e honesta (até de mais) e não sentem vergonha de contar uma mentira as vezes (quase sempre) além das oscilações de humor (o que tenho até de mais). Não é que me representou direitinho. 😄
   A Indígena e a Norte-Americana conta sobre seus rituais e espíritos, conta sobre a real história de Pocahontas o que não é nada comparado ao enredo da Disney. 
    Em Sul-Americana e Centro-Americana temos os nossos Maias com suas previsões de fim do mundo em 21 de dezembro de 2012 (sobrevivi ao fim do mundo 😜). Os Astecas e seus sacrifícios humanos que até agora depois de ler me deixa arrepiada, eles acreditavam mesmo que eles estavam em dívida com os deuses e precisavam oferecer seu sangue m sinal de subserviência. Muitas vezes, os rituais consistiam em retirar corações ainda palpitantes e oferecê-los aos deuses.(pág. 96) Isso sem falar dos Incas e Machu Picchu que ainda vou ver, além dos Andes que tenho uma paixão absurda.
   A parte grega passou tão rápido que senti falta de mais conteúdo, apesar de mostrar mais sobre os 12 trabalhos de Héracles (Hércules) que poucos livros mostram, já a romana complementa algo que não sabia, bem, não completamente, os signos são de origem romana e as constelações de estrelas também, foi ótimo ver cada forma e imagem delas, além de ler e lembrar do clássico Cavalo de Tróia, Odisseia e Iliada meus favoritos.
  Da Nórtica não entendi quase nada, essa parte foi bastante resumida e senti falta da apresentação do Loki, onde já se viu esquecer dele? Mas soube um pouco mais sobre Ragnarök que quem vai ver Thor nos cinemas compreende melhor essa história de fim do mundo, um apocalipse que derrubará deuses.
  Confesso que esperava mais do livro, apesar de saber que ele é um resumo foi meio que decepcionante não abordar outros contos e lendas que conheço, afinal me aprofundei perdidamente na mitologia grega e egípcia, mas cá entre nós tem um conteúdo que pra quem não conhece vai explicar direitinho.

   Sobre a edição da Editora Valentina, apesar de ser brochura e uma versão menor do que os livros comuns, o exemplar é realmente lindo, dá até pena de usar, sua capa é de um tom branco amarelado, como se fosse papel velho, além de apresentar tons de dourado e preto que são um charme a parte, as ilustrações dão o toque final, de tirar o folego.
   Espero que tenham gostado, vamos estudar mais sobre mitologia? Aposto que lendo o livro ficariam curiosos para se aprofundar ainda mais sobre eles, já comentei antes no blog sobre a minha tatuagem de Ankh que vem diretamente da mitologia egípicia, afinal ela é o símbolo da vida. Procure o post sobre as tatuagens que lá tem tudo explicadinho.
Xoxo

You Might Also Like

15 Comentários

  1. Eu simplesmente adorei essa dica, pois não conhecia o livro. Entendo perfeitamente sua frustração, afinal quando tratamos de temas como mitologia são tantos detalhes que queremos sempre saber mais e nunca é o suficiente. Sinistro mesmo esse lance de sacrifícios humanos, difícil imaginar isso acontecendo. Ótima resenha.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  2. Hey, Kammy!

    Como diz o título do livro, é pra quem tem pressa mesmo, então já é de se esperar que não tenham se aprofundado muito. Eu também teria ficado frustrada com isso, super te entendo.
    Quando se trata de mitologia, acho que quanto mais informação, melhor. Tenho 2 aqui e pretendo comprar muitos outros, mas os que tenho - e os que já li - sempre foram muito completos.
    Apesar de bonita a edição, esse é um livro que não comprarei, não. Prefiro gastar mais e ter um assunto mais aprofundado, sem pressa. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oii tudo bem?
    Infelizmente a dica de hoje não é para mim não gosto muito de mistologia, minhas experiencias com esse gênero não foram muito boas mas para quem gosta é uma boa dica :)

    Parabéns pela resenha :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiii tudo bem?
    Menina eu sou completamente apaixonada por livros de mitologia, com toda certeza eu adoraria ter a oportunidade de ler este, parece trazer um enredo fascinante e até mesmo um mistério que vai me deixar bem envolvida, suas fotos mostraram o quanto a edição está rica, dica anotada e pretendo ler com toda certeza.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre fui apaixonada por história antiga, de antigas civilizações. Lembro-me de devorar os livros de História Geral que eu tinha em casa. Mitologia é sempre muito interessante e da forma com que você apresentou o livro, parece ter sido uma leitura muito agradável. Fico fascinada com todas essas coisas! Não é à toa que a gente se perde assistindo filmes que falam de deuses e semideuses, figuras mitológicas, cavalos alados, dragões, minotauros, etc. Amei! Anotado! Obrigada pela dica. Abraços,
    Drica.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro.
    Sem dúvida é um livro interessante para quem gosta do assunto. E vou confessar: não gosto de mitologia. Pelo menos não para ler. E mesmo sendo um resumo acho que não seria uma leitura para mim. Mesmo com sua ressalva, acho que é uma boa dica para quem gosta.

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  7. Acho bem legal quando as editoras organizam um resumão de algo assim. Eu, como não conheço muito dessa mitologia, ia aprender muitas coisas novas.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Kammy.

    Que pena que você decepcionou um pouco com o livro, principalmente porque não abordou os contos e lendas que você conhece. Mesmo assim eu fiquei bem interessada em conhecer o livro e tirar minhas próprias conclusões. Vou adicionar na minha lista, quem sabe eu consiga uma oportunidade de lê-lo. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Que legal esse livro sobre mitologia egípcia! Tenho sobre mitologia greco-romana que adoro! Gostei da dica! Parabéns pelo post!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Gente que coisa mais linda, confesso que estou apaixonada por essas fotos, sério. Quanto a história não é um gênero que me atraia, não sei se leria pelo menos por agora. Porém gostei demais de ver e conhecer mais sobre esse livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Heiii, tudo bem?
    Nossa, que livro mais interessante!
    Ainda nao tinha ligo nenhuma resenha sobre ele e amooo Mitologia, apesar de nao saber mto, acho mto interessante e sempre que vejo em filmes e livros, fica mais surpresa com tudo que aprendo.
    Realmente a capa está linda, vou ler com certeza.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  12. OOi!
    Vou te dizer que o que chamou mais minha atenção foi essa capa lindaaa! haha
    Confesso que são poucas as mitologias que despertam minha curiosidade, mas acredito que seja por eu conhecer pouco. Conheci a egípcia através de O Despertar do Príncipe e hoje é minha preferida, inclusive só por ela já leria o livro.
    Dica anotadíssima! Seria um prazer enorme conhecer mais sobre essas histórias.

    ResponderExcluir
  13. Oi Kammy,
    Tinha muita vontade de ler esse livro, mas meu medo era justamente dele ser muito superficial. Talvez ele sirva como uma porta de entrada para as mitologias e você possa se aprofundar mais naquelas que gostar mais.
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos
    www.garotosperdidos.com

    ResponderExcluir
  14. Olá :)
    Concordo que o título e capa são bem criativos.
    Logo de cara dá para perceber que é uma boa forma de conhecer mais sobre mitologia e de uma forma bem simples. Eu mesma tenho interesse em saber um pouco mais sobre a mitologia egípcia.
    Pelas suas fotos, que são muito lindas, dá para ver que editora teve muito cuidado com a edição.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Apesar de ser um assunto que me interessa, confesso que sei muito pouco sobre mitologia. Ainda não conhecia esse livro, mas achei a proposta interessante, ainda mais por trazer outras mitologias. Na escola, eu conheci um pouco sobre mitologia grega e romana, mas sobre as demais que são apresentadas no livro eu admito que não sei nada.
    Adorei sua resenha e fiquei muito curiosa para ler este livro. Mesmo você não tendo curtido tanto quanto esperava, acho que deve ser interessante para começar a conhecer essas mitologias.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Popular Posts

Blogs Brasil

Editoras

Flickr Images

FOLLOW @SECRETMAGICBLOG

Subscribe